Lithoponio

Litoponio (Lithopone) é o pigmento branco redescoberto com propriedades funcionais adequadas para várias aplicações.

Litoponio é quimicamente inerte e praticamente insolúvel em ácidos, alcalinos e solventes. A distribuição otimizada do tamanho de partícula da Litoponio obtida por meio de co-precipitação e calcinação permite a obtenção de uma alta densidade aparente, o que confere ao Litoponio sua baixa exigência de resina e seu excelente comportamento reológico.

A baixa dureza Mohs do pigmento produz baixa abrasão em comparação com o TiO2.

Outras propriedades notáveis do Litoponio são a sua alta leveza, cor branca neutra e sua reflexão difusa na faixa próxima ao UV. Graças às suas propriedades reológicas e ópticas, o Litoponio oferece vantagens técnicas e econômicas onde quer que os sistemas aglutinantes orgânicos e inorgânicos exijam uma pigmentação relativamente alta para aplicações específicas. Portanto, o litoponio tem sido tradicionalmente utilizado em rolhas e massas, compostos para juntas e vedantes, primers e subcapas, bem como em tintas para sinalização de estradas.

O chamado “efeito de barreira” permite obter uma boa proteção anticorrosiva nos primers.

A ampla gama de produtos químicos de Litoponio “Seal family” da VB Chemicals de engenharia atende plenamente aos padrões regulamentares europeus e é adequada para todas as aplicações, tais como:

  • Massas
  • Revestimentos
  • Masterbatch
  • Compostos
  • Polímeros